Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?


É carnaval e tudo chama nosso herdeiro, fico pensando na fantasia que ele vai usar: pirata, coelhinho, bailarina afff... são muitas.

Plasmando o tão sonhado baby, o digníssimo marido pintou a sala, a belíssima nova estante chega na primeira semana de março. Depois vamos ao nosso quarto e finalmente ao quarto do baby, escolhemos a cor e no próximo mês vamos comprar a tinta. A sala ficou simplesmente lindaaaaaaa... Só o maridão que saiu cheio de dor no corpo de tanto trabalho.

Pesquisei bastante sobre a histerossalpingografia, a médica pediu esse exame e fiquei super preocupada por saber que ele é extremamente dolorido já que não sou resistente a dor, é bem verdade que varia de mulher para mulher, na Clínica São José no Humaitá faz o exame mas só particular dizem que a pessoa que faz é especialista e o torna praticamente indolor, já no Hospital de Clínicas de Niterói o exame é coberto pelo plano mas sem nenhum comentário quanto a dor.

Como estou juntando dinheiro para o exame de sangue que nenhum plano cobre: Pesquisa de microdeleção do cromossomo Y (R$ 500,00), tentarei fazer no HCN se realmente na der aí sim vou para o particular. Como o resultado desse exame demora 60 dias, eu pretendo nesse período ir fazendo a histero e os outros exames.

Fiz também um plano de saúde para que o maridão fazer os exames que o plano do trabalho não cobre, mais uma despesa necessária.

A luta continua, o grande desafio é levar exames, faculdade, trabalho e dinheiro todos juntos sem perder o rebolado.

Vamo que vamo. Grande beijooooo...


Sobre HISTEROSSALPINGOGRAFIA

O que é o exame: A histerossalpingografia nada mais é do que um raio-x contrastado da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado em série, com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do orifício do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino. É um dos exames mais antigos existentes na rotina da investigação do casal infértil, sendo utilizado há praticamente um século. Apesar de tão antigo, ainda é o melhor para avaliar a anatomia das tubas uterinas, não existindo outro exame que possa nos dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura. A histerossalpingografia tem como principal objetivo avaliar a morfologia das tubas uterinas e, através desta análise, inferir sobre sua função reprodutiva. Pode também oferecer dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações Müllerianas (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas. O resultado do exame é um verdadeiro divisor de águas entre os tratamentos. Se estiver normal, os tratamentos podem ser de menor complexidade ("in vivo"), mas caso tenha alterações, devemos partir para os procedimentos mais complexos ("in vitro").
Medos e anseios: É muito comum no consultório receber pacientes que tem verdadeiro terror ao ouvir falar neste exame. Quantas e quantas vezes não ouvi a frase: "faço qualquer coisa, mas não me peça para repetir este exame!". De certa forma, não posso deixar de tirar a razão das minhas pacientes. A histerossalpingografia quando não é bem indicada e bem realizada, é extremamente dolorosa e desconfortável. Assim, é obrigação do médico que solicita o exame explicar à paciente como ele é feito e para que está sendo solicitado. Vale ressaltar que quando o exame é feito seguindo rigorosos critérios e por médicos experientes e com bons equipamentos, não há queixa de dor.

Cuidados ao realizar o exame:

  • A histerossalpingografia deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, previamente à ovulação e logo após o término da menstruação, ou seja, algo como entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.

  • Deve ser feita uma limpeza do intestino previamente, que pode ser obtida com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, visando melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação. Atenção: Não faça uso destes medicamentos sem que o médico tenha recomendado!

  • Podem ser utilizados anti-inflamatórios ou anti-espasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização.

  • É muito importante que o médico examinador seja especializado na realização deste exame.
    Um bom laboratório ou clínica também ser preferido, pois se existir um aparelho chamado de radioscópio, o exame é muito mais facilmente realizado e com melhor qualidade das imagens.

  • Não deve ser utilizada uma pinça para pinçar o colo do útero, chamada de Pozzie. Esta pinça causa dor e contração muscular, fechando a saída das tubas e confundindo quem analisa os resultados.
    Da mesma forma, o contraste deve ser aquecido, para evitar a contração uterina.

  • O catéter a ser inserido no colo do útero deve ser flexível e bem fino.

  • Seguindo estes cuidados, raramente há queixa de dor e o exame terá uma ótima qualidade, facilitando a interpretação do médico.

    Fonte: http://www.bebedeproveta.net/histero.htm